Oficina Virtual debate potencial de pagamento por carbono florestal para propriedades privadas

Oficina Virtual debate potencial de pagamento por carbono florestal para propriedades privadas

23 de agosto de 2021 Off Por Funatura

Com o objetivo de subsidiar e fortalecer a criação de RPPNs como estratégia de conservação do bioma Cerrado, a Funatura, com apoio do CEPF, propôs a realização do estudo de avaliação do potencial econômico das reservas particulares com um recorte para o potencial de acesso ao mercado de créditos de carbono.

A oficina virtual que acontecerá na próxima quinta-feira (26/8), das 19h às 21h, contará com alguns especialistas em temas associados e proprietários de RPPNs para identificar possíveis caminhos de pagamento de créditos de carbono que possam beneficiar proprietários de RPPNs e os que possam comprovar sua regularidade ambiental.

Atualmente, de acordo com Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, existem 1.691 RPPNs no território brasileiro, sendo 264 delas no Cerrado – 153 reconhecidas pelo governo federal e 111 reconhecidas por governos estaduais, correspondendo a 16% de todas as RPPNs do Brasil, perfazendo uma área total de 183.401,67 ha.

As RPPNs representam uma importante oportunidade para que novas unidades de conservação sejam criadas no Brasil. E em se tratando de um bioma tão rico como o Cerrado, e um dos mais ameaçados, tem-se a grande necessidade de que a sociedade se engaje na proteção destas áreas.

O projeto Reservas Privadas no Cerrado, da Funatura com o CEPF, apoia a criação de novas RPPNs. A meta incial de 50 reservas foi ampliada para 70 até o fim de 2021. As RPPNs entregam contribuições importantes – são estratégicas à conservação da biodiversidade, manutenção dos serviços ambientais, mitigação de efeitos das mudanças climáticas e contribuem na conexão da paisagem com o fortalecimento dos corredores ecológicos.

Participe!

Programação (a confirmar)

19h Abertura Pedro Bruzzi, diretor executivo da Funatura

19h05 Apresentações:

– Andre Aquino Banco Mundial

– Henrique Pereira Way Carbon

– Gabriela Savian IPAM

– Beto Mesquita BV Rio

20h15 Discussão moderada

20h50 Encerramento

Local: Canal da FUNATURA no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC3RtdZcDqUUPiVQPZn24VuQ