RPPN não impede que o proprietário continue com sua produção

RPPN não impede que o proprietário continue com sua produção

17 de agosto de 2020 Off Por Funatura

Reserva pode ser criada em uma parte do imóvel apenas

Na última semana, nosso parceiro local do Tocantins, Ricardo Haidar, fez uma visita à Fazenda Macaia do Carmo, uma área de cerca de 600 hectares, na qual o proprietário e sua família produzem soja, porém de forma bastante diferenciada em relação a corredores ecológicos e manejo da paisagem integrando produção de água, biodiversidade nativa e cultivares agrícolas.

Como o proprietário soube que a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em uma área de seu imóvel não impede que ele continue com sua produção fora da reserva, o mesmo procurou o projeto para saber se era possível criar uma RPPN com 40-60 hectares.

Obviamente que sim, até porque a área onde se está estudando a criação da reserva contém uma linda cachoeira, um espaço bem natural que merece ser conservado e também pode gerar renda ao proprietário por meio da visitação via turismo sustentável.

Este é um exemplo interessante de que é possível criar uma RPPN em uma parte da propriedade e continuar com a produção. Trata-se de uma atitude responsável de conservar, ao menos uma parte do imóvel, em especial que possua biodiversidade e recursos naturais, para a atual e as futuras gerações.

Se você possui uma propriedade no Cerrado e quer deixar um legado de conservação para as futuras gerações, entre em contato conosco!