Projeto comemora a criação de futura RPPN no cerrado sul matogrossense

Projeto comemora a criação de futura RPPN no cerrado sul matogrossense

27 de abril de 2020 Off Por Funatura

Em meio à tanta notícia ruím nos últimos tempos, temos uma ótima para compartilhar e que demonstra que nosso projeto Reservas Privadas do Cerrado já está colhendo muitos frutos positivos.

Com muita satisfação, anunciamos que mais uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Privado) está em vias de ser criada no nosso cerrado! E essa é lá no município de Bonito (MS). 

O nosso parceiro e consultor responsável pela região de Mato Grosso do Sul, Rodolfo Portela, também é superintedente da Fundação Neotrópica do Brasil, e esteve na Fazenda Santuário, onde foi feita a demarcação da área da futura RPPN, junto com a proprietária, Raquel Machado.

A área proposta para a RPPN na Fazenda Santuário possui 103 hectares de mata preservada de Cerrado e contém um córrego que corta a propriedade.

As áreas de produção da fazenda também estão preservadas e estão sendo destinadas ao plantio de árvores frutíferas (estilo agrofloresta) para o consumo.

A proprietária tem feito um trabalho de reflorestamento muito bonito nas áreas, demonstrando seu apreço pela natureza e o desejo de conservar para esta e futuras gerações. “O objetivo de transformar em RPPN é manter essa área sempre intacta. Mesmo depois que eu morrer, meus filhos e futuros netos poderão vender a área,  mas essa nunca será desmatada“, comenta Raquel. 

As RPPNs asseguram a continuidade de serviços ecossistêmicos fundamentais à vida, e a salvaguarda da nossa biodiversidade.  
Também quer fazer parte deste movimento de conservação do nosso Cerrado brasileiro? Inscreva-se no nosso projeto!

Somos uma iniciativa do Critical Ecosystem Partnership Fund, com apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e realização da FUNATURA.