Encontros virtuais engajam sociedade na proteção das RPPNs

Encontros virtuais engajam sociedade na proteção das RPPNs

24 de fevereiro de 2021 Off Por Funatura

Com o objetivo de fomentar o debate e a reflexão, trazendo novas perspectivas sobre a temática Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), o coordenador técnico do ‘Projeto Reservas Privadas do Cerrado’, Laércio Machado de Souza, participou na semana passada, de dois importantes eventos on-line, com objetivo de foi de explanar e sanar dúvidas sobre o processo de criação e manutenção de RPPNs no Bioma Cerrado.

Na quinta-feira (18/02), o coordenador de projetos Laércio Machado de Souza, junto do consultor ambiental, Luciano Souza, realizaram no Instagram a Live: O que você gostaria de saber sobre RPPN e que ainda não te contaram?

Durante o bate papo com internautas e interessados sobre o tema terras privadas, foi possível entender um pouco mais sobre o processo de criação e gestão de RPPNs, além de relembrar fatos e curiosidades sobre o movimento RPPNista brasileiro.

Já no sábado (20/02), Laércio, novamente representou o Projeto Reservas Privadas do Cerrado durante o evento digital: Reservas Particular do Patrimônio Natural: Como criar e benefícios?

Este encontro foi promovido Consórcio Cerrado das Águas (CCA), plataforma colaborativa que une setores como empresa, governo e sociedade civil para promoverem, conjuntamente, ações e esforços para a preservação e conservação ambiental.

O evento teve como foco os cafeicultores localizados no município de Patrocínio /MG para que se senilizem e entendam um pouco mais sobre o processo de criação, gestão implantação e os reais benefícios ao se criar uma RPPN.

Vale ressaltar que as RPPNs representam uma importante oportunidade de que novas unidades de conservação sejam criadas no brasil. E se tratando de um bioma tão rico como o Cerrado, mas também um dos mais ameaçados, tem-se grande necessidade de que a sociedade civil se engaje na proteção dessas áreas.  

Os Links com os debates nas integra estão disponíveis nos seguintes endereços:

Live 18 de fevereiro: https://www.instagram.com/p/CLdBUp8ASQ9/

Live 20 de fevereiro: https://www.youtube.com/watch?v=dkX4jUxoIzg&feature=youtu.be

O Reservas Privadas do Cerrado conta com recursos de  Critical Ecosystem Partnership Fund e apoio do  Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Fundo Global para o Meio Ambiente, do Governo do Japão, e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade. 

Veja mais: www.cepfcerrado.iieb.org.br

Foto: Fenando Alves / Araguatins (TO).