Conheça os principais benefícios da Reserva Privada do Patrimônio Natural

Conheça os principais benefícios da Reserva Privada do Patrimônio Natural

28 de abril de 2020 Off Por Funatura

São vários os benefícios para quem tem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), embora nem sempre conhecidos.

Nosso projeto tem como missão divulgar informações sobre as reservas privadas, esclarecer dúvidas e estimular a criação de mais áreas protegidas no nosso Cerrado Brasileiro, visando a sua conservação!

Hoje vamos falar um pouco sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que tem como objetivo incentivar a conservação e, quando necessária, a restauração de processos ecológicos em nascentes, matas ciliares e remanescentes de vegetação nativa. 

Vários estados já oferecem este benefício para quem possui uma reserva particular (RPPN), como São Paulo, por exemplo. Neste caso, por meio do Projeto CAP/RPPN, um instrumento público pioneiro, que tem como objetivo manter e/ou ampliar os serviços ecossistêmicos de conservação da biodiversidade e de produção de água, remunerando os proprietários das reservas privadas por serviços ambientais prestados por eles em suas áreas.

Quer saber mais? Acesse o link para compreender mais sobre o assunto e depois verifique se na sua região você pode ter esse benefício também!

Foto: Paulo Henrique G.Souza/Funatura