O Reservas Privadas do Cerrado é uma iniciativa que visa aumentar o número de áreas protegidas (RPPNs) em um dos biomas mais ameaçados do país.
O projeto conta com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês para Critical Ecosystem Partnership Fund) e é realizado pela Fundação Pró-Natureza (Funatura) com o apoio de várias outras organizações ambientais.
Realização
Há mais de três décadas desenvolve ações focadas no bioma cerrado e relacionadas com a conservação, uso sustentável da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e valorização das tradições culturais dos seus povos.
Foi declarada, em 1997, pela Presidência da República, “entidade de utilidade pública federal”.
Apoio
O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Fundo Global para o Meio Ambiente, do Governo do Japão, e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.
O IEB, por sua vez, é uma associação brasileira sem fins econômicos e se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.