RPPN
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) prevista na legislação federal e também na legislação de alguns Estados.
Estas áreas somam-se ao esforço público de conservação da natureza como, por exemplo, dos Parques Nacionais e de outras categorias de UCs.
Com o aumento da criação de RPPNs áreas antes ameaçadas pela degradação tem se transformado em santuários ecológicos para preservar as plantas, os animais e os recursos naturais nelas contidos.
Não há uma exigência quanto ao tamanho de área para se criar uma RPPN, desde que existam características naturais relevantes que justifiquem a sua conservação, mediante solicitação ao órgão ambiental responsável.
O QUE É POSSÍVEL DENTRO DA RPPN?
São permitidas na reserva atividades turísticas, pesquisa científica e educação ambiental, após autorizadas pelo órgão ambiental responsável.
Sâo muitos os casos de sucesso de proprietários que decidiram criar uma RPPN e hoje, além de preservarem recursos naturais e garantirem belas paisagens cênicas para a posteridade, encontraram no ecoturismo sua fonte de renda.
Este é o exemplo das RPPNs Sesc Pantanal (Poconé/MT), Cristalino (Alta Floresta/MT), Rio da Prata (Bonito/MS), Serra das Almas (Crateús/CE), etc.
No Cerrado, estão as RPPNs Chacka Grisu (Brasília/DF), Santuário Vaga Fogo (Pirenópolis/ GO), RPPN Catedral do Jalapão (São Félix do Tocantins/TO), entre outras.