RPPN

RPPN Benefícios Por que criar uma RPPN?

RPPN

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) prevista na legislação federal e também na legislação de alguns Estados. É uma área protegida, que neste caso é criada de forma voluntária e administrada por proprietários privados interessados no uso sustentável.

Estas áreas somam-se ao esforço público de conservação da natureza como, por exemplo, dos Parques Nacionais e de outras categorias de UCs.

Com o aumento da criação de RPPNs áreas antes ameaçadas pela degradação tem se transformado em santuários ecológicos para preservar as plantas, os animais e os recursos naturais nelas contidos.

Não há uma exigência quanto ao tamanho de área para se criar uma RPPN, desde que existam características naturais relevantes que justifiquem a sua conservação, mediante solicitação ao órgão ambiental responsável.

O proprietário rural pode continuar com suas atividades econômicas na propriedade e apenas destinar um pedaço da área para a conservação. Uma vez criada a RPPN, seu status de proteção é perpétuo, o que contribui com a preservação das espécies, mas sobretudo, para a sobrevivência do ser humano. 

 

Vereda Formosa do Rio Preto - Aryanne Amaral

Cerrado - Paulo Henrique G de Souza

Chapada dos Veadeiros - Aryanne Amaral

O QUE É POSSÍVEL DENTRO DA RPPN?

São permitidas na reserva atividades turísticas, pesquisa científica e educação ambiental, após autorizadas pelo órgão ambiental responsável. 

Sâo muitos os casos de sucesso de proprietários que decidiram criar uma RPPN e hoje, além de preservarem recursos naturais e garantirem belas paisagens cênicas para a posteridade, encontraram no ecoturismo sua fonte de renda. Este é o exemplo das RPPNs Sesc Pantanal (Poconé/MT), Cristalino (Alta Floresta/MT), Rio da Prata (Bonito/MS), Serra das Almas (Crateús/CE), etc.  No Cerrado, estão as RPPNs Chacka Grisu (Brasília/DF), Santuário Vaga Fogo (Pirenópolis/ GO), RPPN Catedral do Jalapão (São Félix do Tocantins/TO), entre outras.

 

Educação Ambiental na RPPN Flor das Águas - Estanislau Monteiro

Ecoturismo no Buraco das Araras - Edson Moroni

Pesquisa científica - João Marcos Rosa