Reservas Privadas do Cerrado | RPPN

Reservas Privadas do Cerrado | RPPN

RPPN, A ESPERANÇA PARA CONSERVAÇÃO DO CERRADO

As RPPNs (Reservas Privadas do Patrimônio Natural), representam uma importante oportunidade de que novas unidades de conservação sejam criadas no Brasil. E em se tratando de um bioma tão rico como o Cerrado, mas também um dos mais ameaçados, tem-se a grande necessidade de que a sociedade civil se engaje na proteção destas áreas.


CERRADO, A MAJESTOSA SAVANA BRASILEIRA

Estamos falando da maior região de savana tropical da América do Sul. Com diversos tipos de paisagens que vão desde vastos planaltos de 300 a 1.600m de altitude a planícies baixas, o bioma é rico em ecossistemas que abrigam diversas espécies, incluindo endêmicas.

É abundante também em recursos naturais como a água, uma vez que é berço de nascentes das três maiores bacias hidrográfica da América do Sul e concentra três dos principais aquíferos do país.

Mas toda essa riqueza vem sofrendo ameaças ao longo do tempo.


O desmatamento é a principal delas, já que a maior parte da cobertura vegetal original ainda restante tem sido alvo de vários tipos de interferência. A expansão agrícola e consolidação do agronegócio brasileiro é responsável pela perda de metade da cobertura vegetal original do bioma.

Ainda dá tempo de mudarmos este cenário. As Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPNs) possuem grande potencial como instrumento de conservação da biodiversidade regional. Ajudam a proteger a fauna, flora e água, e aumentam a extensão de áreas sob proteção legal.

BAIXE O RPPNAPP, APLICATIVO DO PROJETO RESERVAS PRIVADAS DO CERRADO, QUE APOIA A CONSERVAÇÃO DO BIOMA POR MEIO DA CRIAÇÃO DE RPPNS

RECEBA NOSSO INFORMATIVO